Extensão

A Extensão consiste no partilhar de experiências entre Universidade e comunidade, por meio da integração de conhecimentos desenvolvidos no ambiente acadêmico, bem como no desdobrar das relações em sociedade. Tal execução deve ser encaminhada de maneira acessível e dinâmica ao público em geral, em ações, projetos e iniciativas que permitam a expansão do diálogo vivo, caracterizado pelas trocas múltiplas, que tenham por finalidade a condução de uma sociedade mais democrática, atenta à igualdade de direitos e valorização do desenvolvimento humano, ético e social. 

Proseando com o PET

 Ele consiste na discussão de obras literárias com o objetivo de tornar a leitura uma prática mais engajada, dinâmica e habitual. E não há melhor maneira do que fazê-lo partindo da troca de perspectivas, que propiciam a construção de um debate mais plural e enriquecedor. 

 O objetivo do projeto Proseando com o PET é suscitar, através da leitura de obras selecionadas, interpretações críticas sobre as condições políticas e sociais à época da publicação do livro, como também no cenário construído para a narrativa; além de contextualizarmos com os tempos atuais. Para tanto, durante os debates, são propostos questionamentos ao grupo, que buscam exteriorizar questões jurídicas a partir dos capítulos lidos; como forma de percebermos, conjuntamente, o Direito na construção literária, em seguimento da metodologia de Direito e Literatura.

Iniciamos o projeto com o romance epistolar A Cor Púrpura, de Alice Walker. Estiveram inscritos e presentes discentes da UFU, como também de outras Universidades, cursando Direito ou mesmo outros cursos; além de alunos do Ensino Médio, vestibulandos e mestrandos. Em sua segunda etapa, trabalhamos o romance nacional Retratos de Carolina, de Lygia Bojunga, com princípio no dia 28 de outubro. 

Em março de 2021, iniciamos a discussão da distopia Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley; finalizando o ciclo com a dinâmica "Bingo do Proseando com o PET". Finalizamos o ano de 2021 com a obra do premiado autor sul-africando J. M. Coetzee, entitulada A Infância de Jesus.

Já em 2022, escolhemos o clássico da literatura nacional, escrito por Mario de Andrade, para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 22: Macunaíma, o herói sem caráter. Para introduzirmos o ciclo de encontros, propusemos uma interação através da dinâmica "Qual o seu humor modernista do dia?". Em nossa sexta edição, com debates semanais e presenciais, discutimos a sensível e política obra Quarto de Despejo: o diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. 

Em 2023,  trabalhamos a obra O avesso da pele, de Jeferson Tenório, um romance laureado com o Prêmio Jabuti, que evidencia as dimensões do problema social que representa o racismo. Por meio dele, pudemos estabelecer um paralelo sobre como o Direito foi utilizado, ao longo de nossa história; como instrumento de repressão e como ele, atualmente, pode caminhar, pelo compromisso coletivo e cidadão, para alcançar a efetivação dos direitos da população negra do país.


Atualizado em 29 de novembro de 2023.

2023

7º ciclo do Proseando com o PET

Duração: 2 meses (set/nov)

O avesso da pele, de Jeferson Tenório, permitiu que o grupo aprofundasse as reflexões sobre negritude e o problema do racismo, replicado pelos próprios agentes estatais perante o monopólio da força policial.

2022

6º ciclo do Proseando com o PET

Duração: 2 meses (nov/dez)

Nosso primeiro Proseando com o PET em formato presencial traçou importantes discussões socioeconômicas e políticas sobre a realidade ainda atual retratada na aclamada obra de Carolina Maria de Jesus. Sob o aspecto do Direito, foram levantados pontos relacionados ao direito urbanístico e considerações sobre direitos humanos; sobre quem, na prática, tem a oportunidade de usufruir da completude da cidade e da dignidade que dela decorre.

5º ciclo do Proseando com o PET

Duração: 2 meses (fev/mar)
Em lembrança ao Centenário da Semana de Arte Moderna, realizamos a leitura conjunta da mais famosa obra de Mario de Andrade. Publicada em 1928, ela é uma exaltação à diversidade brasileira: em rostos, costumes, cenários, realidades. Neste sentido, é que propõe aguçadas reflexões sobre a formação de nosso povo e consolidação da respectiva identidade nacional.

2021

3º ciclo do Proseando com o PET

Duração: 3 meses (mar/mai)
Publicada em 1932, a obra se tornou um clássico da literatura mundial, por trazer um retrato aterrorizante do totalitarismo, capturado pela sensibilidade ímpar do autor. Apesar dos quase cem anos desde sua escrita, é possível estabelecer ligações desta narrativa com o Direito e a atualidade.

4º ciclo do Proseando com o PET

Duração: 2 meses (ago/set)
A obra, publicada em 2013, imagina um país de estrangeiros que, depois de atravessar o oceano, pagam com o esquecimento da própria trajetória a oportunidade de começar uma vida nova. Neste sentido é que se busca analisar as nuânces do direito migratório através da descrição literária, cada vez mais recorrente no nosso próprio cenário global.

2020

2º ciclo do Proseando com o PET

Duração: 2 meses (out/dez)
O romance nacional nos leva a conhecer Carolina, através de diferentes idades retratadas, que representam momentos marcantes de sua história. A personagem busca por independência, com o intuito de alcançar patamares mais felizes de existência, mas vários fatores sociais, relacionados ao pensamento conservador do início do século XXI, fazem deste um caminho penoso.

Discussão final do 1º ciclo do Proseando com o PET

Duração: 3 horas
Contamos com a condução do Prof. Me. Ewerton Mera no último encontro da 1ª etapa de discussões literárias do Proseando. Foram abertas novas inscrições ao público, para que pudessem participar deste momento de recapitulação detalhada dos principais elementos apresentados na obra.

1º ciclo do Proseando com o PET

Duração: 3 meses (jul/set)
Este clássico da literatura afro-americana apresenta a sofrida história de Celie, convivendo com as profundas incidências da violência em sua vida, por ser uma mulher negra no Sul dos Estados Unidos ao início do século XIX. Mas é através de sua expressão sincera, por meio da escrita de cartas, que ela ressignifica muitos conceitos decisivos em sua jornada.

Mês da consciência negra e a homenagem a juristas negros

Em honra às personalidades e à história majoritariamente negra que constituem nosso país, o PET Direito UFU preparou artes para homenagear juristas negros, que foram compartilhadas nas redes sociais do Programa e difundidas em grupos acadêmicos e culturais vinculados à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia durante o mês de novembro de 2021.


Publicado em 02 de novembro de 2022.

Formação interna do PET: Aspectos fundamentais em migração e refúgio

Em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), entre os meses de maio e julho de 2021, o PET Direito UFU realizou uma formação com docentes e coordenadores de organizações não-governamentais que desenvolvem ações de atendimento a migrantes na cidade de Uberândia e acumulam experiências na áera para além da região do Triângulo Mineiro.


Publicado em 02 de novembro de 2022.

PET Direito UFU explica: Como resgatar o Auxílio Emergencial do Governo (CAIXA)?

Ao mês de maio de 2020, o PET preparou um compilado de artes informativas, que foram divulgadas nas redes sociais e grupos virtuais de debate; proporcionando uma corrente de esclarecimento, através da viabilidade de repasse do conteúdo. Essas publicações resumem e esquematizam dados sobre o Auxílio Emergencial, extraídos dos sites oficiais do Governo, visando facilitar o entendimento da população sobre a temática. 


Publicado em 17 de julho de 2020.