A Extensão consiste no partilhar de experiências entre Universidade e comunidade, por meio da integração de conhecimentos desenvolvidos no ambiente acadêmico, bem como no desdobrar das relações em sociedade. Tal execução deve ser encaminhada de maneira acessível e dinâmica ao público em geral, em ações, projetos e iniciativas que permitam a expansão do diálogo vivo, caracterizado pelas trocas múltiplas, que tenham por finalidade a condução de uma sociedade mais democrática, atenta à igualdade de direitos e valorização do desenvolvimento humano, ético e social.
Ele consiste na discussão de obras literárias com o objetivo de tornar a leitura uma prática mais engajada, dinâmica e habitual. E não há melhor maneira do que fazê-lo partindo da troca de perspectivas, que propiciam a construção de um debate mais plural e enriquecedor.
O objetivo do projeto Proseando com o PET é suscitar, através da leitura de obras selecionadas, interpretações críticas sobre as condições políticas e sociais à época da publicação do livro, como também no cenário construído para a narrativa; além de contextualizarmos com os tempos atuais. Para tanto, durante os debates, são propostos questionamentos ao grupo, que buscam exteriorizar questões jurídicas a partir dos capítulos lidos; como forma de percebermos, conjuntamente, o Direito na construção literária, em seguimento da metodologia de Direito e Literatura.
Iniciamos o projeto com o romance epistolar A Cor Púrpura, de Alice Walker. Estiveram inscritos e presentes discentes da UFU, como também de outras Universidades, cursando Direito ou mesmo outros cursos; além de alunos do Ensino Médio, vestibulandos e mestrandos. Em sua segunda etapa, trabalhamos o romance nacional Retratos de Carolina, de Lygia Bojunga, com princípio no dia 28 de outubro.
Em março de 2021, iniciamos a discussão da distopia Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley; finalizando o ciclo com a dinâmica "Bingo do Proseando com o PET". Finalizamos o ano de 2021 com a obra do premiado autor sul-africando J. M. Coetzee, entitulada A Infância de Jesus.
Já em 2022, escolhemos o clássico da literatura nacional, escrito por Mario de Andrade, para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 22: Macunaíma, o herói sem caráter. Para introduzirmos o ciclo de encontros, propusemos uma interação através da dinâmica "Qual o seu humor modernista do dia?". Em nossa sexta edição, com debates semanais e presenciais, discutimos a sensível e política obra Quarto de Despejo: o diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus.
Em 2023, trabalhamos a obra O avesso da pele, de Jeferson Tenório, um romance laureado com o Prêmio Jabuti, que evidencia as dimensões do problema social que representa o racismo. Por meio dele, pudemos estabelecer um paralelo sobre como o Direito foi utilizado, ao longo de nossa história; como instrumento de repressão e como ele, atualmente, pode caminhar, pelo compromisso coletivo e cidadão, para alcançar a efetivação dos direitos da população negra do país.
7º ciclo do Proseando com o PET
Duração: 2 meses (set/nov)O avesso da pele, de Jeferson Tenório, permitiu que o grupo aprofundasse as reflexões sobre negritude e o problema do racismo, replicado pelos próprios agentes estatais perante o monopólio da força policial.
6º ciclo do Proseando com o PET
Duração: 2 meses (nov/dez)Nosso primeiro Proseando com o PET em formato presencial traçou importantes discussões socioeconômicas e políticas sobre a realidade ainda atual retratada na aclamada obra de Carolina Maria de Jesus. Sob o aspecto do Direito, foram levantados pontos relacionados ao direito urbanístico e considerações sobre direitos humanos; sobre quem, na prática, tem a oportunidade de usufruir da completude da cidade e da dignidade que dela decorre.
Em honra às personalidades e à história majoritariamente negra que constituem nosso país, o PET Direito UFU preparou artes para homenagear juristas negros, que foram compartilhadas nas redes sociais do Programa e difundidas em grupos acadêmicos e culturais vinculados à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia durante o mês de novembro de 2021.
Em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), entre os meses de maio e julho de 2021, o PET Direito UFU realizou uma formação com docentes e coordenadores de organizações não-governamentais que desenvolvem ações de atendimento a migrantes na cidade de Uberândia e acumulam experiências na áera para além da região do Triângulo Mineiro.
Ao mês de maio de 2020, o PET preparou um compilado de artes informativas, que foram divulgadas nas redes sociais e grupos virtuais de debate; proporcionando uma corrente de esclarecimento, através da viabilidade de repasse do conteúdo. Essas publicações resumem e esquematizam dados sobre o Auxílio Emergencial, extraídos dos sites oficiais do Governo, visando facilitar o entendimento da população sobre a temática.